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Usando Translations [tutorial]

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Usando Translations [tutorial]

Mensagem por ravick em Sab Abr 23, 2011 12:30 am

Bom, pensei em fazer um tutorial sobre como usar translation. É uma coisa bem simples, mas falando com o pessoal no msn noto que muita gente não sabe como usar.

Links:
Translation na wiki - http://zdoom.org/wiki/Translation
Paletas dos jogos - http://zdoom.org/wiki/Palette


Translation aqui significa você trocar uma faixa de cores nos teus sprites por outra da mesma paleta, recolorir os sprites. Isso se faz no DECORATE, e assim dá de fazer vários actors com cores diferentes usando os mesmos sprites (como os peasants com roupas de várias cores em Strife).

Existem três meios de fazer isso:

O mais fácil: Pre-set translations

Doom, Heretic e Strife tem algumas translations automáticas. Por exemplo, no Doom, qualquer sprite verde pode ser transformado em vermelho, marrom ou cinza facilmente (por isso tantos sprites por aí são feitos verdes).

Para que um Marine mude sua roupa de verde para cinza, é só colocar essa linha entre as propriedades dele no DECORATE:

"Translation 0"

Zero é o valor automático que muda de verde para cinza em Doom.

Os outros valores são:

Doom:
0 Verde -> Cinza
1 Verde -> Marrom
2 Verde -> Vermelho

Heretic

0 Verde -> Marrom
1 Verde -> Vermelho
2 Verde -> Azul

Strife
0 Bronzeado -> Vermelho
1 Bronzeado -> Marrom Escuro
2 Bronzeado -> Cinza
3 Bronzeado -> Verde Escuro
4 Bronzeado -> Dourado
5 Bronzeado -> Verde claro e Branco -> Verde claro
6 Bronzeado -> Azul e Dourado -> Vermelho

Para todos os jogos suportados por zdoom, escrever "Ice" ao invés de um número troca as cores para aquele azul congelado.

Usando Strings, trocando áreas de paleta

Esse é jeito mais comum, permite que você troque toda uma faixa de cores do teu sprite por outra que existir na mesma paleta. As duas faixas não precisam ser do mesmo tamanho. A sintaxe é essa:

"Translation "área da cor antiga = área da nova cor"

Por exemplo, para fazer um marine com uniforme azul, a linha é a seguinte:

"Translation "112:127=192:207"

Se você olhar lá na paleta de Doom (link no começo do tuto), verá que o tom de verde do uniforme do marine está entre o 112 e o 127, essa é a área original que queremos mudar. E também que o azul fica entre 192 e 207, que é então a área da paleta que vc quer que apareça no jogo.

Note que só a paleta do Strife é bem organizada, a do Doom e do Heretic são bem misturadas.

Dá de mudar mais de uma cor também, basta pôr outra string após uma vírgula. Para fazer um Marine com a roupa azul e a pele cinza ([size=85]só um exemplo...[/size]), a linha seria a seguinte:

"Translation "112:127=192:207", "48:79=80:111"

Translation com valores diretos de RBG

Por fim, dá também de trocar qualquer cor do sprite original (desde que esteja na paleta do jogo) por outra cor qualquer, que exista ou não na paleta. É quase igual ao anterior, mas a sintaxe é assim:

"Translation "área original=[valor vermelho inicio, valor verde inicio, valor azul inicio]:[valor vermelho fim, valor verde fim, valor azul fim]"

Ou seja, você troca uma área de cores da paleta por uma área de cores escrita em valores de RBG (semelhante a fazer cores novas na paleta do Paint).

Por exemplo, pra fazer um marine com o uniforme amarelo, ficaria assim a linha:

"Translation "112:127=[255,255,111]:[198:198:0]"

(Note-se que eu exclui os valores muito claros e muito escuros de amarelos. Na verdade, os valores exatos nesse caso são bem variáveis; Basta você ir no paint, clicar duas vezes numa cor para abrir a paleta de edição, criar ali a cor que você quer, e copiar os valores de Red, Green e Blue.)

Ficou fácil de entender, mesmo sem usar imagens?

ravick

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